Verdadeiras obras de arte da natureza, as orquídeas são sempre uma boa escolha na hora de decorar um espaço. De diferentes cores e estilos elas se destacam pela beleza e delicadeza. Apesar de simples, requerem alguns cuidados um tanto especiais, principalmente no plantio.
Pinturas elegantes que a natureza nos deu, as orquídeas são verdadeiras obras de arte.
Ao contrário de outras plantinhas robustas e esbeltas por aí, as orquídeas podem se manter lindas e saudáveis por bastante tempo sem precisar de muitos esforços “químicos”.
Os cuidados começam desde a escolha do vaso, assim, prefira os de barro onde a drenagem da água é mais fácil, não deixando ocorrer excessos nas raízes da sua orquídea. Procure também adequar a moradia dela, em que o espaço do vaso seja grande o suficiente para todas as suas raízes ficarem confortáveis. Nada de apertos! Isso faz com que a sua planta se desenvolva melhor, e fique sempre saudável. Tenha em vista que essa espécie é mais frágil e sensível que outras. É indicado o uso de cascas de pinheiro, xanim e perlite para o cultivo, e a terra não é o substrato mais indicado para isso. Algumas orquídeas se desenvolvem bem até mesmo com suas raízes aéreas, como verdadeiras estrelas!
Por serem mais frágeis, é preciso cuidado até mesmo na poda de folhas ressecadas; se utilizar a mesma tesoura em outras plantinhas certifique-se de que ela esteja bem limpa antes de usá-la em sua orquídea, evita assim de transmitir bactérias que podem afetar a elas.
Já falamos por aqui também, o quanto o sol faz bem pra algumas plantas. Umas mais que outras, e neste caso, fazem muito bem para as orquídeas. Quanto mais luz solar, mais floridas, mantenha exposição em pleno sol.
Uma dica interessante é colocar plaquinhas nos vasos, indicando as espécies e o seu período de floração, assim os cuidados ficam sempre em dia!
As regas e temperatura do ambiente vão variar de acordo com a espécie e local onde você mora. Assim, conhecendo melhor a sua plantinha não tem erro, e é importante cuidar e ter paciência para esperar o seu período de flora!